segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Proposta do Blog

Saudações, prezado leitor!
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!



Nas linhas seguintes, procuraremos resumir as aspirações deste novo veículo de comunicação vicentino, o Blog “Caritas in Veritate – Vocação Vicentina”. Este canal de informações via internet nasce também como uma forma de homenagem a todos os comunicadores vicentinos e, de um modo especial, ao Prof. Hélio Vieira, confrade viçosense, ex-editor do informativo mensal “Orelha Vicentina” do Conselho Central da SSVP-Viçosa, e que continua dedicando-se heroicamente ao serviço dos pobres.

A ele, e a todos os comunicadores vicentinos, o nosso agradecimento, por serem agentes de união, diálogo e mútuo conhecimento entre as nossas unidades de apostolado!

“O autêntico desenvolvimento do homem diz respeito unitariamente à totalidade da pessoa em todas as suas dimensões. Sem a perspectiva duma Vida Eterna, o progresso humano neste mundo fica privado de respiro. Fechado dentro da história, está sujeito ao risco de reduzir-se a simples incremento do ter; deste modo, a humanidade perde a coragem de permanecer disponível para os bens mais altos, para as grandes e altruístas iniciativas solicitadas pela caridade universal.” Papa Bento XVI

O título da terceira Encíclica do Papa Bento XVI, "Caritas in Veritate" (“A Caridade na Verdade”), sintetiza todo o carisma e a missão da Sociedade de São Vicente de Paulo. É para praticar a Caridade segundo a Verdade ensinada por Jesus Cristo que a SSVP foi fundada, há quase 200 anos, pelo Bem-aventurado Antônio Frederico Ozanam e por seus companheiros da Universidade de Paris naqueles tempos pós-revolucionários hostis à Fé católica e ao verdadeiro Amor fraterno. O nosso testemunho cristão e vicentino deve ser semente de Vida Nova entre os pobres. E é agindo segundo a Verdade e a Caridade que conseguiremos resgatá-los das situações degradantes, devolvendo-lhes a dignidade humana e ajudando-os a superarem todas as carências materiais e espirituais.

"O ideal não é uma vida confortável. A única coisa pela qual vale à pena viver é o Dom de si aos outros." Louis Pasteur, cientista (1822-1895)

Seguindo os ideais da Evangelização e do Serviço Misericordioso, este Blog pretende aumentar o fluxo de informações entre os confrades, visando o aprimoramento do trabalho vicentino, e servir também de canal de comunicação e aprendizado recíproco entre a SSVP da cidade de Viçosa/MG e os vicentinos de outras praças. A Regra da SSVP de 2007 esclarece a necessidade de uma constante comunicação interna da Sociedade com a seguinte frase:

“A vitalidade da rede caritativa da Sociedade depende de uma troca regular e rápida de informações.” (pág. 27, Cap. 3.15 – Da Comunicação)

Com a ajuda de Deus e dos colaboradores que Ele há de suscitar para nós, esperamos também divulgar os cursos técnicos, encontros, palestras sobre saúde e outros serviços que a SSVP e os Centros Municipais de Assistência Social oferecem para que um maior número de pessoas possa ter acesso a essas oportunidades de informação e crescimento humano.

“Vê, portanto, até que ponto somos responsáveis pelo mal que não soubemos evitar, e pelo bem que temos deixado de realizar.” Antônio Frederico Ozanam, nosso fundador

“O amor nos ensina todas as virtudes.” Plutarco (Filósofo grego, 45-125?)

Aguardamos os seus comentários e sugestões para o nosso trabalho!

Paz e Bem!

Luiz de Moraes e Diego Carvalho,
alunos do sexto período de Comunicação Social da UFV.

2 comentários:

Casa de Nazaré disse...

Olá meninos, parabéns pelo blog!

Ótima escolha. Todo trabalho que visa o bem estar social, a difusão da informação e o crescimento humano em busca de um Brasil e por que não de um mundo melhor, é sempre plausível.

Mãos na massa! O caminho é longo, mas, muito gratificante.

Rúbia Lisboa
casadenazare.blogspot.com

Eunice Ferreira disse...

Que maravilhoso Blog!
Conheça, o Site http://www.ssvpcmformiga.org.br/

http://poesiasvicentinas.blogspot.com/2009/07/carlos-drummont-de-andrade.html

http://wwwssvpsamonte.blogspot.com/
Que bom ver os ideais vicentino na rede!
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Crito!